21/06/2026

CONEMAD-PI realiza Conferência Missionária na abertura da Convenção Estadual do Piauí

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira no Estado do Piauí realizou uma importante Conferência Missionária durante a abertura da Convenção Estadual, reunindo líderes, pastores e diversas autoridades religiosas em um momento de comunhão, reflexão e fortalecimento da obra missionária.


Na ocasião, o presidente da Convenção pastor Carlos da Silva Nogueira  recebeu importantes lideranças eclesiásticas, entre elas o Bispo Oides e a Bispa Neuza, reconhecida como líder da CONAMAD no Estado de Goiás. A presença das autoridades reforçou a relevância do evento para o fortalecimento da missão evangelística e da unidade da igreja.

A abertura oficial da conferência foi conduzida pelo Bispo Oides, que ministrou uma mensagem baseada no texto bíblico de Atos 1:8, destacando a responsabilidade da Igreja em cumprir o chamado missionário e levar o Evangelho a todas as nações, conforme a orientação de Cristo.

A ministração da Palavra Oficial ficou a cargo do Pastor Isaías Negrão, Líder Nacional de Missões, que trouxe uma poderosa reflexão com o tema: "O que te motiva a fazer a obra de Deus?". A mensagem levou os participantes a uma profunda análise sobre o compromisso, a dedicação e o amor necessários para o serviço cristão.


O evento foi marcado por momentos de adoração, oração e renovação espiritual, fortalecendo o compromisso dos participantes com a expansão do Reino de Deus e com a evangelização em todas as regiões do país.

A Conferência Missionária reafirmou a importância da obra missionária como uma das principais missões da Igreja, inspirando líderes e membros a continuarem firmes no propósito de anunciar o Evangelho e transformar vidas por meio da fé em Jesus Cristo.


Fonte: Miguel Ramos 

18/06/2026

Governo do Estado realiza entrega de 545 registros de imóveis do Programa Casa Legal em Jerumenha

Jerumenha (PI), 18 de junho de 2026 – O Governo do Estado do Piauí, por meio da equipe do Programa Casa Legal, realizou nesta quinta-feira a entrega de 545 registros de imóveis para famílias do município de Jerumenha. A ação representa um marco importante para a regularização fundiária urbana e a garantia do direito à propriedade para centenas de moradores.
Prefeito Junior nato e Avelino Paixão.
                            
A iniciativa tem como objetivo promover a segurança jurídica das famílias, assegurando a posse legal dos imóveis e proporcionando mais dignidade, cidadania e valorização patrimonial aos beneficiários. Com a documentação em mãos, os proprietários passam a ter maior tranquilidade e acesso facilitado a serviços e políticas públicas.
O Programa Casa Legal é uma das principais ações de regularização fundiária do Governo do Estado, desenvolvida em parceria com os municípios e cartórios de registro de imóveis. Em Jerumenha, o programa tem contribuído significativamente para a legalização dos imóveis urbanos, beneficiando famílias que aguardavam há anos pela documentação definitiva de suas residências.
Durante a solenidade, representantes do Governo do Estado destacaram a importância da regularização fundiária para o desenvolvimento social e econômico do município. A entrega dos registros fortalece o direito à moradia e garante aos cidadãos a segurança de serem oficialmente proprietários de seus imóveis.
A população contemplada comemorou a conquista, considerada um passo fundamental para a construção de um futuro com mais estabilidade e oportunidades para as famílias jerumenhenses.
Programa Casa Legal: transformando posse em propriedade, garantindo cidadania e promovendo desenvolvimento para o povo piauiense.

12/06/2026

Pastor Miguel Ramos participa de café da manhã com vaqueiros e autoridades no tradicional Dia dos Vaqueiros em Jerumenha-PI

 Nesta quinta-feira, 12 de junho, data que marca o feriado municipal em Jerumenha não só por razão dos tradicionais festejos da cidade mas por comemorações do Dia dos Vaqueiros, o Pastor Miguel Ramos participou de um café da manhã especial promovido pela organização do evento, reunindo vaqueiros, lideranças comunitárias e autoridades municipais.


O encontro aconteceu em clima de confraternização e valorização da cultura sertaneja, uma das mais importantes expressões da identidade nordestina. Reconhecidos pela coragem, resistência e dedicação ao trabalho no campo, os vaqueiros foram homenageados durante a programação festiva, que já faz parte da tradição do município.

Convidado pela organização do evento, o Pastor Miguel Ramos destacou a importância da iniciativa e parabenizou todos os envolvidos pela realização da programação. Em entrevista à nossa redação, o pastor ressaltou a relevância do Dia dos Vaqueiros para a preservação da cultura local e para o reconhecimento daqueles que contribuem diariamente para o desenvolvimento da região.



“Quero parabenizar toda a equipe organizadora pela excelente realização deste evento, que valoriza uma das figuras mais importantes da nossa história e da nossa cultura. Também quero citar  o empenho da gestão municipal em apoiar e incentivar ações que fortalecem as tradições do nosso povo”, afirmou.

O Pastor Miguel também destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Júnior Nato, enfatizando os investimentos e ações voltados para o crescimento do município e a valorização das manifestações culturais que fazem parte da identidade de Jerumenha.


 O pastor citou a redação do blog  uma reflexão lembrando a história do profeta Amós, personagem bíblico que exerceu atividades ligadas ao campo antes de ser chamado por Deus para anunciar Sua mensagem ao povo.

("Respondeu Amós a Amazias: — Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas; eu apenas cuido do gado e colho figos silvestres. Mas o SENHOR me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: ‘Vá, profetize a Israel, o meu povo.’" Amós 7:14-15)

Segundo o pastor, a trajetória de Amós demonstra que Deus escolhe pessoas simples para realizar grandes propósitos. “A Bíblia nos mostra que Deus chamou Amós, um homem do campo, para profetizar a uma nação inteira. Isso nos ensina que o Senhor valoriza o trabalho honesto e pode usar qualquer pessoa para cumprir Seus planos, independentemente de sua origem ou posição social”, destacou.


O Dia dos Vaqueiros representa um importante momento de reconhecimento àqueles que, ao longo das gerações, ajudaram a construir a história do Nordeste brasileiro. o Pastor Miguel Ramos deixou uma mensagem de gratidão e bênçãos a todos os vaqueiros do município.

“Que Deus continue abençoando cada vaqueiro, suas famílias e todos aqueles que contribuem para o fortalecimento da nossa cultura e do desenvolvimento da nossa cidade. Que esta tradição continue viva por muitas gerações”, concluiu.

Fonte: Kemilly Dias


25/05/2026

Jerumenha celebra o Dia do Trabalhador Rural com homenagem e valorização do homem e da mulher do campo.

 Hoje  dia 25 de maio de 2026,  foi realizada no município de Jerumenha uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, reforçando a importância dos trabalhadores e trabalhadoras do campo para o desenvolvimento econômico e social da região.


Com o tema “Valorizando os nossos Trabalhadores Rurais”, o evento aconteceu na Câmara Municipal Prefeito Afonso Pinto, com início às 07h30, reunindo agricultores, autoridades locais, representantes sindicais e membros da comunidade.

A programação contou com:

  • Celebração da Santa Missa;
  • Coffee Break;
  • Participação dos Trabalhadores Rurais;
  • Presença do Conselho, Sindicato e Autoridades Locais;
  • Apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
  • Sorteio de Brindes.

A ação tem como objetivo reconhecer o esforço diário do homem e da mulher do campo, que contribuem diretamente para o fortalecimento da agricultura, da economia local e da segurança alimentar da população.

Pe. Alisson Matos 

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jerumenha, do Conselho do Território dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Presidente do Conselho tabuleiro do alto Parnaíba Ambrosina 


Secretário de Agricultura, Gilberto Coelho

A gestão municipal destaca que celebrar esta data é também reafirmar o compromisso com políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à valorização da produção rural e ao desenvolvimento sustentável do município.





14/05/2026

Jerumenha abre inscrições para o Programa Piauí Mais Genética e fortalece a pecuária local

 A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, anunciou a abertura das inscrições para participação no Programa Piauí Mais Genética, iniciativa que vem transformando a pecuária em todo o estado através do melhoramento genético do rebanho bovino.


De acordo com o comunicado oficial, as inscrições terão início na terça-feira, dia 19 de maio, às 08h00, na Prefeitura Municipal de Jerumenha. Os produtores interessados deverão apresentar CPF, localização geográfica da propriedade e inscrição da ADAPI.

O secretário municipal de Agricultura, Gilberto Coelho, destacou a importância da adesão dos pecuaristas ao programa, que oferece oportunidades de desenvolvimento para pequenos e médios produtores do município. A ação conta ainda com apoio de Marcos Paraguaçu.

Secretário de Agricultura, Gilberto Coelho

O Programa Piauí Mais Genética é desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), com o objetivo de promover o melhoramento genético dos rebanhos por meio da inseminação artificial, garantindo mais produtividade, qualidade e renda para os criadores.

Segundo dados do Governo do Estado, o programa já beneficiou mais de 1.100 produtores em mais de 100 municípios piauienses, fortalecendo a produção de leite e carne e ampliando a competitividade da pecuária local.


Entre as raças disponibilizadas pelo programa estão Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, Holandesa e Sindi, atendendo tanto produtores voltados para corte quanto para produção leiteira.

A expectativa é que a iniciativa gere impactos positivos na economia rural de Jerumenha, proporcionando acesso à tecnologia, assistência técnica e animais com maior potencial produtivo.

Os pecuaristas interessados devem procurar a Prefeitura de Jerumenha dentro do período de inscrições e garantir participação no programa que vem revolucionando a pecuária piauiense.

Autor: Miguel Ramos de Oliveira – Blog Ramos de Oliveira Notícias

Prefeitura de Manoel Emídio intensifica ações de combate à dengue com mutirão nas ruas.

  A Prefeitura Municipal de Manoel Emídio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um importante mutirão de combate à dengue, reforçando as ações de prevenção e conscientização em diversos pontos da cidade. A iniciativa teve como objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença.


Durante o mutirão, equipes da saúde realizaram visitas domiciliares, inspeções em quintais, eliminação de recipientes com água parada e distribuição de orientações educativas aos moradores. Os agentes também alertaram sobre a importância da colaboração da população no enfrentamento à dengue, já que grande parte dos criadouros do mosquito está dentro das residências.

Segundo a gestão municipal, o trabalho é contínuo e faz parte de um conjunto de medidas preventivas voltadas à proteção da saúde pública. A mobilização reforça o compromisso da administração com o bem-estar da população e busca reduzir os riscos de transmissão da dengue no município.


A Secretaria de Saúde destacou ainda que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso das ações. Medidas simples, como manter caixas d’água tampadas, evitar o acúmulo de lixo, limpar calhas e eliminar recipientes que possam armazenar água, são essenciais para impedir a reprodução do mosquito transmissor.


A campanha também reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva. Com união entre poder público e população, é possível fortalecer a prevenção e proteger as famílias contra a doença.

Principais cuidados para evitar a dengue

  • Não deixar água parada em recipientes;
  • Manter caixas d’água sempre fechadas;
  • Limpar quintais e terrenos;
  • Descartar corretamente pneus e garrafas;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Permitir a entrada dos agentes de saúde nas residências.

“Juntos, somos mais fortes no combate à dengue”, reforçou a campanha divulgada pela Prefeitura de Manoel Emídio.

 Por Miguel Ramos.

MPPI instaura inquérito civil para investigar contrato milionário de transporte escolar em Riacho Frio.

 O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades em um contrato de transporte escolar firmado pela Prefeitura de Riacho Frio, administrada pelo prefeito Jabes Júnior. A investigação foi aberta após denúncias apontarem uma grande diferença entre o valor inicialmente estimado na licitação e o valor final contratado pelo município.

Prefeito Jabes Júnior

De acordo com as informações divulgadas, o contrato prevê o pagamento de mais de R$ 4 milhões para a prestação do serviço de transporte escolar. Entretanto, o valor inicialmente estimado no processo licitatório era de R$ 616.442,20, o que levantou questionamentos sobre a legalidade e a transparência do procedimento.

Os dados constam no Mural de Licitações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e chamaram a atenção do Ministério Público, que iniciou um procedimento preparatório para apurar o caso. Durante as primeiras diligências, foram solicitados esclarecimentos e documentos à Prefeitura de Riacho Frio e ao gestor municipal.

Segundo o MPPI, requisições formais de informações chegaram a ser expedidas, porém não teriam sido atendidas pela administração municipal. Diante da ausência de respostas e da necessidade de aprofundamento das investigações, o promotor de Justiça Diogo Cury-Rad Barbosa decidiu converter o procedimento preparatório em inquérito civil.

O objetivo da investigação é reunir documentos, analisar contratos e identificar possíveis irregularidades relacionadas à aplicação de recursos públicos no contrato do transporte escolar do município. O Ministério Público também busca verificar se houve eventual superfaturamento, falhas no processo licitatório ou outras inconsistências administrativas.

O inquérito terá prazo inicial de tramitação de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja necessidade para continuidade das apurações.

Por Miguel ramos 

CONEMAD-PI realiza Conferência Missionária na abertura da Convenção Estadual do Piauí

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira no Estado do Piauí realizou uma importante Conferência Missionária durante a ...